“Diocese de Sobral convida coletiva de imprensa

Coletiva tratará dos principais obejtivos da 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral sediará 16ª Romaria da Terra do Ceará

Terra, água, comunhão: Bem viver em nosso chão

Diocese de Sobral organiza últimos preparativos da Romaria.

Diocese se organiza para acolher os romeiros

Diocese de Sobral se prepara para a 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral realiza primeira reunião em preparação para a romaria

CPT realiza Encontro Nacional de Formação


Teve início ontem, 17 de outubro, e segue até o dia 20, o Encontro Nacional de Formação da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Com o tema “De onde vem e para onde vai o campesinato”, o Encontro reúne 70 agentes da CPT de todos os estados do Brasil, no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO).
No primeiro momento do Encontro, os representantes dos regionais da CPT apresentaram um pouco da realidade das categorias sociais com as quais eles trabalham e acompanham na base, suas dificuldades, suas principais lutas e, também, suas conquistas e boas experiências comunitárias.
Com ajuda dos professores Jadir Pessoa, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Leonilde de Medeiros, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), os agentes da CPT estão refletindo sobre o processo de formação do campesinato no Brasil, suas particularidades e como esse processo se expandiu por todo o país. Amanhã, dia 19, o encontro terá a assessoria do engenheiro agrônomo e assessor da Via Campesina, Horácio Martins, para refletir o futuro do campesinato e a atuação da CPT nesse caminho.
Maiores Informações:
Cristiane Passos (Assessoria de Comunicação da CPT Nacional) – (62) 8111-2890 / 9268-6837

24ª Romaria da Terra e das Águas da Paraíba


Nos dias 20 e 21 de outubro, a CPT realiza na Paraíba a 24ª Romaria da Terra e das Águas. Os participantes percorrerão 12 km, desde o município de Salgado de São Félix até Itabaiana, denunciando a situação dos trabalhadores do campo e a urgência de uma Reforma Agrária no país.

24ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS – ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
Tema: “A Natureza clama por Justiça”
Lema: “Os rios choram suas mortes”
20 e 21 de Outubro de 2012
Salgado de São Felix-PB a Itabaiana-PB (12 km)

CONVOCAÇÃO PARA A ROMARIA
A Comissão Pastoral da Terra tem o dever de manter viva a sua mística a respeito do uso da terra. Terra esta, que recebeu de Deus Criador, a missão de dar condição de vida, cuja culminância se manifesta na pessoa humana, que é chamada a dar a vida na terra e vocação da eternidade na vida futura, junto de Deus.
A CPT realizará mais uma Romaria da Terra, a 24ª. Venha participar! Venha renovar o sonho da Romaria da Terra. Venha louvar ao Senhor da Terra pelos ensaios desta reforma concretizada por aqueles que com grande esforço, enfrentando desafios, com perseverança na luta, conquistaram seu pedaço de chão que foi criado para ser a serviço da vida, trabalho e alimento e assim ao invés de ser a serviço do boi e do lucro, volta a ser a serviço da vida, trabalho e comida. Venha participar da Romaria da Terra nesta Arquidiocese. Este ano sairá da Paróquia São Félix para Itabaiana.
Chame seus amigos. Conheça a verdade sobre a Reforma Agrária e sobre a situação do campo, depois que a terra é desapropriada a serviço do homem do campo, que tem vocação para a agricultura familiar.
Venha louvar ao Senhor pela produção e vida nova experimentada pelos agricultores organizados. Venha participar do grupos daqueles inspirados na Palavra de Deus e que continuam cobrando das autoridades, direitos e respeito a Reforma Agrária, o uso da terra pelos que dela precisam. Venha conhecer a prática dos assentados, sua vocação de trabalhadores a serviço da agricultura familiar.
A natureza clama por justiça, os rios choram suas mortes. Os entendidos no assunto quanto ao tratamento ecológico, reconhecem que o planeta está sendo agredido. O direito do rio está sendo desrespeitado. Um triste exemplo disto é a afronta fatal ao Rio Paraíba, cada vez mais largo e fundo.
Os agricultores, que habitam próximo ao rio, lamentam e se sentem prejudicados na diminuição de suas terras vendo suas ribanceiras cada vez mais engolidas pelo rio, este explorado pela tiragem em grande escala de sua areia. Sentem falta de pastagem para seus animais especialmente no tempo de verão.
O ser humano é a única criatura no mundo com dom do juízo para conservar a vida no planeta, através da ciência que cada vez mais aumenta seus conhecimentos. Muitos perguntam, até quando os entendidos no assunto vão se deixarem levar pelo lucro de alguns e liberam autorizações em prejuízo de tantos outros?
Por tudo isto, esta Romaria quer ser meio de denúncia. Venha e traga outras pessoas, vamos denunciar esta irregularidade que prejudica tantos. Venha mostrar sua consciência ecológica e gritar juntos por um planeta a serviço da vida. 
Pe. João Mary Cauchi

RIO PARAÍBA
O Rio Paraíba nasce a mais de mil metros de altitude na Serra da Jabitacá, município de Monteiro, na Paraíba, divisa com o Estado de Pernambuco. Seu curso total é de 380 quilômetros e segue o sentido sudoeste-leste, quando então deságua no oceano Atlântico. Percorre toda a região centro-sul da Paraíba. Essa deságua acontece entre os municípios de Cabedelo, Lucena, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, formando uma foz do tipo mista.
Embora seu nome signifique rio ruim, impraticável, na linguagem indígena, o rio Paraíba é um dos mais importantes do Estado, devido à sua extensão e relevância econômica. No entanto, apesar de congregar afluentes, manguezais, açudes e represas, o rio Paraíba vem sofrendo progressiva degradação, com a extração, desordenada, de retirada mecanizada de areia do seu leito.
Desde os anos de 1990, vem sendo realizado a extração mecanizada de areia no leito do rio Paraíba. No entrando, na última década, o processo tem se intensificado, trazendo preocupação para as populações ribeirinhas e ambientalistas, principalmente, nos municípios de Salgado de São Félix, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Pilar, São Miguel de Taipú, Cruz do Espírito Santo e Santa Rita.
Em vários trechos do rio o cenário é de destruição. São mais de 300 km explorados por cerca de 30 empresas, essa exploração acontece com várias dragas que são colocadas dentro do rio para retirar areia. Há denúncias de que a areia esteja sendo vendida para outros países. As dragas são cenas diárias, que impõem ritmo diferente ao da recuperação natural – já que não existe ação governamental para impedir os danos.
Impulsionados por dragas de sucção, dunas de areia se formam ao longo da margem do rio Paraíba. De acordo com moradores ribeirinhos e ambientalistas, diuturnamente, são retirados em torno de 60 caminhos de areia, em cada local onde estão instaladas as dragas. A extração, pelo processo de mecanização, desestrutura e desequilibra o meio ambiente, uma vez que contribui para a derrubada de barreiras do rio, esvaziamento dos poços artesianos usados pelas comunidades rurais e urbanas, bem como a quantidade de peixes que são mortos ou extintos do rio, alargamento e buracos no rio, causando morte de pessoas, destruição da mata ciliar e tem aumentado o processo de desertificação para uma região que já tem cerca de 75% nesta situação. O rio está morrendo, é preciso acordar, denunciar esta situação, são muitas empresas que estão enricando e deixando cada vez mais pobre o rio, estão matando o rio, por isso precisamos acordar!!!
Com o objetivo de denunciar essa prática de retirada mecanizada de areia, recentemente, foi criado o Fórum de Preservação e de Defesa do Rio Paraíba, constituído por várias representações da sociedade civil organizada, Igreja, Mandato Popular do Deputado Estadual Frei Anastácio, sindicatos e associações de trabalhadores rurais das áreas envolvidas pela extração, objetivando construir ações que chamem a atenção do problema, com a busca de saídas para conter a devastação do rio Paraíba. Essa luta precisa ser de todos, vamos acordar, vamos denunciar!!!

PERCURSO
Início da Romaria: Salgado de São Félix;
Caminhada de 7 km;
1ª parada – Guarita;
Caminhada de 3 km;
2ª parada – Campo Grande;
Caminhada de 2 km;
Encerramento da Romaria: Itabaiana;

O QUE É A ROMARIA DA TERRA?
Mais uma vez a palavra de ordem está sendo proclamada: PARTIR É PRECISO! Enquanto não chegamos à terra por Deus prometida, é necessário retomar a caminhada. A Romaria da Terra é sinal de que ainda não chegamos ao termo da viagem. E é sinal também de que não perdemos a esperança: a hora da libertação vai vir! Mas é, sobretudo, sinal de nossa fé no Deus que salva e liberta, no Deus que marcha à frente do seu povo. Nossa romaria é uma celebração feita com piedade e devoção. Não é um ato político, não é um passeio: é reza dos filhos de Deus desejosos de conhecer melhor a vontade do Pai.
Nossa Romaria é também uma parada. Quem viaja faz paradas para abastecer o carro, para comer alguma coisa ou repousar. Nossa parada é principalmente para contemplar e recordar as maravilhas de Deus. Contemplar o Reino que vai sendo construído, contemplar a organização do povo e sua capacidade de resistência, recordar as lutas do Povo de Deus da Bíblia e a Conquista da Terra Prometida. A Romaria é parada para suplicar também. Vamos pedir a graça de não desanimar diante das dificuldades, a luz para enxergar bem o caminho e os passos a serem dados, a coragem de ir em frente com os irmãos e nunca sozinho.
Romeiros da Terra! Nossa Romaria começa aqui, mas só vai terminar no Céu! Vamos com Deus, nosso Pai, com Jesus, nosso Irmão, com o Divino Espírito Santo, nosso Consolador e com a Virgem Maria, nossa Mãe e companheira.

Dom José Maria Pires
Fonte: CPT Nacional

ROMARIAS DA TERRA E DA ÁGUA


As romarias da terra e das águas, mais de 20, que acontecem Brasil afora, são manifestações religiosas que contagiam milhares de pessoas. A maioria delas é promovida pela Comissão Pastoral da Terra. Elas se caracterizam por ser um espaço privilegiado em que fé e vida se mesclam profundamente e onde o clamor do povo do campo se faz ouvir. Com as romarias, a CPT entrou no universo do povo.
Elas são realizadas de diversas formas e em espaços diferentes. Algumas em locais de romarias populares tradicionais, outras em lugares que a luta e a conquista do povo tornaram sagrados. As romarias da terra e das águas são o templo do encontro do divino com o humano, são grandes celebrações que manifestam e constroem a unidade da igreja.
As caminhadas da terra romperam o ciclo vicioso das romarias tradicionais, centradas no individualismo, na busca do conforto ao coração, do transcendente e, que, por isso, aconteciam ao redor do santo e do altar. As romarias da terra introduziram ainda como elementos centrais a Palavra e a vida do povo, e, por isso elas sempre tiveram um cunho profético de denúncia da realidade de opressão vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo e das injustiças que contra eles se cometem. Elas buscam através da fé e do elemento religioso a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.
Elas também romperam as barreiras do espaço estritamente católico e adquiriram - em alguns lugares com mais expressão e, em outros, com menor - um caráter ecumênico envolvendo pessoas de outras denominações cristãs e de outras crenças. As romarias da terra se tornaram, ainda, nos últimos anos, das águas. Elas incorporaram mais este elemento fundamental na vida da pessoa, tentando conscientizar a todos sobre o valor da água - essencial para a sobrevivência da espécie humana e da natureza, e alertar para a sanha capitalista que quer torná-la mais uma mercadoria.
As romarias da terra e das águas não se resumem à celebração em si, normalmente elas são precedidas de um processo de preparação das comunidades camponesas que participam. Para isso, sempre é elaborado material que inclui a história do lugar onde vai ocorrer a Romaria, e celebrações são realizadas para ajudar a preparar o espírito para a melhor participação. Para refletir sobre o significado e o conteúdo das romarias, a CPT já realizou dois seminários. O primeiro em julho de 1986 e, o segundo, em agosto de 2002.
ROMARIAS PELO BRASILAcessos
(SP) 14ª Romaria da Terra e das Águas em Bauru75
(MG) 16ª Romaria das Águas e da Terra na Diocese de Governador Valadares39
(BA) 7ª Romaria da Terra e das Águas sem Males em Itabuna25
(AM) 18ª Romaria da Terra e das Águas em Lábrea44
(MG) 15ª Romaria das Águas e da Terra em Almenara49
(SP) 13ª Romaria da Terra e das Águas em Santo Antônio de Posse57
(PA) 6ª Romaria da Floresta em Anapu45
(RS) 34ª Romaria da Terra em Candiota52
(RS) 35ª Romaria da Terra reúne mais de 15.000 pessoas em Santo Cristo327
(AL) 24ª Romaria da Terra e das Águas em Marechal Deodoro traz como tema o meio ambiente431
(CE) 15ª Romaria da Terra reúne mais de 20 mil pessoas em Itapipoca467
(CE) Artigo de Thiago Valentim, da CPT Ceará, sobre 15ª Romaria da Terra em Itapipoca613
(PI) 12ª Romaria da Terra e da Agua em Campo Maior545
(MT) 5ª Romaria dos Mártires termina com luta contra violações em Ribeirão Cascalheira567
(RO) 9ª Romaria da Terra e das Águas em Guajará-Mirim627
(BA) 34ª Romaria da Terra em Bom Jesus da Lapa discute mudanças climáticas838
(PA) 25ª Romaria da Terra pelos quilombolas do Vale do Ribeira657
(SP) 12ª Romaria da Terra e das Águas em Iaras417
(RJ) 14ª Romaria da Terra e das Águas na Comunidade Paracambi369
(PA) 5ª Romaria da Floresta em Anapu369
(MG) 14° Romaria das Águas e da Terra em Januária454
(BA) 33ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa352
(GO) 14ª Romaria da Terra e das Águas em Anicuns619
(TO) 12ª Romaria da Terra e das Águas Padre Josimo em Xambioá397
(RS) 33ª Romaria da Terra em Santa Maria566
(SC) 21ª Romaria da Terra e da Água em Ilhota594
(CE) 14ª Romaria da Terra em Iguatu635
(PR) 24ª Romaria da Terra em Marilândia do Sul585
(BA) 6ª Romaria das Águas em Sobradinho451
(SP) 5ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente479
(SP) 11ª Romaria da Terra e das Águas do Estado em Itapura407
(MA) 10ª Romaria da Terra e das Águas em Codó634
(MG) 13ª Romaria das Águas e da Terra em Itinga428
(PI) 11ª Romaria da Terra e da Água em Corrente473
(PA) 4ª Romaria da Floresta em Anapu407
(TO) 22ª Romaria do Padre Josimo em Buritis do Tocantins382
(RS) 32ª Romaria da Terra em Sapucaia do Sul589
(BA) 32ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa520
(AL) 21ª Romaria da Terra e das Águas em Flexeiras376
(BA) 29ª Missão da Terra em Campo Formoso403
(CE) Romaria da Esperança em Juazeiro do Norte350
(PB) 20ª Romaria da Terra de João Pessoa432
(SP) 4ª Romaria da Terra e das Águas do Pontal363
(PR) 23ª Romaria da Terra em Querência do Norte383
(MG) 12ª Romaria das Águas e da Terra em Coronel Fabriciano472
(SP) 10ª Romaria da Terra e da Água em São Paulo415
(MA) Romaria das Comunidades da diocese de Viana521
(GO) 13ª Romaria da Terra e das Águas em Planaltina500
(PA) (PA) 3ª Romaria da Floresta em Anapu450
(BA) 31ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa422
(TO) 21ª Romaria da Terra Padre Josimo em Buriti do Tocantins394
(RS) 31ª Romaria da Terra em Três Passos452
(BA) 30ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa352
(RS) 30ª Romaria da Terra em São Francisco de Assis - Diocese de Uruguaiana374
(PE) Romaria das Comunidades em São José do Egito356
(PR) 22ª Romaria da Terra em Francisco Beltrão398
(SC) 0ª Romaria da Terra e das Águas em Correia Pinto391
(SP) 3ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente375
(PR) 21ª Romaria da Terra em Tamarana363
(BA) 29ª Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa374
(MA) 9ª Romaria da Terra e da Água em Zé Doca448
(MT) Romaria dos Mártires da Caminhada em Ribeirão Cascalheira471
(SP) 2ª Romaria da Terra e das Águas da diocese de Presidente Prudente425
(PE) Romaria dos Crucificados da Cana em Palmares342
(PA) 1ª Romaria da Floresta em Anapu492
(MG) 10ª Romaria das Águas em Janaúba412
(GO) 12ª Romaria da Terra e das Águas em Ipameri364
(PB) 14ª Romaria da Terra do Brejo paraibano e 18ª Romaria da Terra469
(CE) 7ª Romaria ao Caldeirão do Beato Zé Lourenço382
(RS) 29ª Romaria da Terra em Lagoa Bonita do Sul394
(SP) ª Romaria da Terra e das Águas da Diocese de Presidente Prudente412
(RS) 28ª Romaria da Terra e da Água em Cruzeiro do Sul282
(BA) 28ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa338
(SC) 19º Romaria da Terra e da Água em Caçador362
(CE) 12ª Romaria da Terra em Quixeramobim409
(PR) 20ª Romaria da Terra em São Pedro do Ivaí409
(SC) 18ª Romaria da Terra e da Água em São Carlos449
(PR) 19ª Romaria da Terra em Cruz Machado487
(MG) 9ª Romaria das Águas e da Terra em Pirapora e Buritizeiro379
(PI) 9ª Romaria da Terra e da Água em São Raimundo Nonato353
(RO) 7ª Romaria da Terra e da Água em Nova Uniã510
(SP) 8ª Romaria da Terra e das Águas no Vale do Ribeira365
(MS) 4ª Romaria da Terra e das Águas em Três Lagoas388
(BA) 27ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa396
(TO) 9ª Romaria da Terra e da Água Padre Josimo em Axixá do Tocantins585
(RS) 27ª Romaria da Terra em Entre Rios do Sul - Diocese de Erexim404

Sub-categorias

  •    Romarias 2012


    romariaba

    A fé do povo do campo na justiça social não cessa e por isso, em 2012 as Romarias da Terra e das Águas seguiram suas caminhadas de esperança e luta por todo o país. Em marcha, os romeiros alertam para a destruição da natureza, para o futuro do homem na Terra e denunciam a violência e o descaso do Estado com os trabalhadores rurais.
    Total de artigos:
    3
  •     Romarias 2011

    Romaria 2011


    Em 2011, os povos da floresta e do campo se uniram em fé e força e marcharam em Romarias por todo o país. As manifestações denunciaram a devastação ambiental e as injustiças contra o campesinato, levando sempre em memória os mártires da terra que perderam suas vidas nesta luta.
    Total de artigos:
    13
  •    Romarias 2010

    romariamg2010


    Durante o ano de 2010, manifestações de fé se repetiram em todo o Brasil por meio das Romarias da Terra e das Águas. As marchas são um momento de fazer memória aos mártires que tombaram na luta pela terra, aos quilombolas, indígenas e pequenos agricultores que têm seus direitos suprimidos pelos interesses dos grandes proprietários.
    Total de artigos:
    9
  •   Romarias 2009




    Em 2009, as Romarias da Terra e das Águas continuaram sua missão de alertar a sociedade sobre a importância da preservação dos rios e das matas e também sobre a insegurança alimentar que avança sobre o mundo por meio do uso indiscriminado de agrotóxicos. Neste ano, novamente milhares de trabalhadores rurais se reuniram em caminhada por diversas cidades do país, reforçando sua esperança na justiça social.
    Total de artigos:
    13
  •    Romarias 2008




    Milhares de trabalhadores rurais caminharam juntos em 2008 por diversas cidades do país em manifestações de fé e resistência contra a devastação do meio ambiente e a violência no campo. As Romarias também protestaram contra grandes projetos que somente visam o privilégio da economia em detrimento da justiça social.
    Total de artigos:
    14
  •    Romarias 2007



    Em 2007, o povo do campo se uniu em Romarias por todo o país. De norte a sul do país, as caminhadas de fé reuniram milhares de pessoas, denunciando a exploração devastadora dos recursos naturais do planeta e confirmando a resistência dos povos do campo em defesa da terra e da água e contra o latifúndio.
    Total de artigos:
    6
  •    Romarias 2006


      
    Romeiros e romeiras engrossaram as manifestações de fé durante o ano de 2006 nas diversas regiões do país. As Romarias realizadas neste ano chamaram a atenção para os benefícios garantidos pelo Estado ao agronegócio em detrimento da agricutura familiar, para a preservação do Rio São Francisco e do meio ambiente de forma geral e lembraram também os mártires que tombaram durante a luta pela justiça no campo, como a missionária Dorothy Stang.
    Total de artigos:
    12
  •    Romarias 2005



    Em 2005, trabalhadore rurais, quilombolas, indígenas, pescadores, moradores de fundo de pasto, ribeirinhos, assentados, acampados, atingidos por barragens e todos os povos do campo se reuniram mais uma vez em Romarias pela justiça no campo e pelo direito a terra. As manifestações defenderam a agricultura familiar camponesa e denunciaram mais uma vez os atos de violência física e moral contra trabalhadores rurais.
    Total de artigos:
    6
  •    Romarias 2004



    A Comissão Pastoral da Terra, juntamente com dioceses, igrejas e entidades, realizou este ano diversas romarias da terra e da água. Um dos principais objetivos de todas estas caminhadas é chamar a atenção da sociedade para a luta pela Reforma Agrária e pelo acesso à água, sempre sob uma perspectiva bíblica.
    Total de artigos:
    10


    FONTE: http://www.cptnacional.org.br/

DIOCESE DE SOBRAL SE PREPARA PARA A 16ª ROMARIA DA TERRA


Foi realizada no dia 13 de outubro de 2012, no CETRESO/Sobral a primeira reunião em preparação à 16ª Romaria da Terra do Ceará, que realizar-se-á no dia 18 de agosto de 2013, na Diocese de Sobral.

A reunião foi assessorada por Thiago Valentim (Representando da coordenação regional da CPT). Estiveram presentes pela Diocese de Sobral Dom Odelir, Ir. Fátima, Chiquinho Silva, Reinaldo, Pe. Mesquita, Ir. Chica, Maria José, Nonato Fernandes, Frei Benedito Filho (Bené), Dorinha, Antônia dos Santos, Maria de Jesus (Mariazinha), José Inácio e Anderson.

A reunião teve inicio com um momento de oração preparada pela equipe local, a partir da memória do chamado de Deus a Moisés para libertar o povo hebreu escravo no Egito (cf. Ex 3, 1-14). Refletindo o texto-bíblico, os participantes expressaram o desejo de que a Romaria da Terra seja um momento de fortalecer as lutas por libertação dos nossos povos, um grito da Igreja contra as injustiças, um ânimo na missão dos ‘Moisés’ de hoje. 

Após a oração, Thiago explicou que a Romaria da Terra é uma construção coletiva, com a participação de todas as equipes de CPT do Ceará. Porém, no tocante à infraestrutura, a equipe de Sobral já poderá ir fazendo os encaminhamentos possíveis. Na Assembléia da CPT, que se realizará nos dias 05 e 06 de dezembro de 2012, em Fortaleza, se fará a escolha do tema e, a partir de então, se poderá dar início ao processo de escolha do hino, de preparação do material de estudo e divulgação, entre outros. 

Os participantes iniciaram uma discussão em torno da programação da Romaria, a partir da Romaria de Itapipoca. Viram a dificuldade de se realizar a Missa à tarde, pelo fato de que dificilmente conseguirão um espaço com sombra suficiente para abrigar os romeiros e romeiras, sendo que a tarde o calor é bem maior. 
Foi levantada, ainda, a possibilidade de se realizar a Romaria à noite, mas com a clareza de que essa é uma decisão do Conselho da CPT. Levantaram, ainda, a possibilidade da Missa ser celebrada pela manhã e o encerramento ser feito com uma caminhada à tarde. Nesse ínterim, os romeiros e romeiras seriam acolhidos nas paróquias da cidade, para uma programação específica. 

Quanto ao tema, Chiquinho expressou que é importante que retrate a realidade da diocese, a celebração do centenário e as lutas camponesas na região. Sobre os pontos acima, a equipe de Sobral ficou com o compromisso de amadurecê-los e levar para a discussão na Assembléia.

Foi feita uma discussão sobre as equipes necessárias para a Romaria e indicados alguns nomes para sua composição. A coordenação geral fará o contato com as pessoas que foram indicadas para participar da próxima reunião que será realizada no dia 19 de dezembro, pela manhã, na Cúria Diocesana.



DIOCESE DE SOBRAL É ESCOLHIDA PARA ACOLHER 16ª ROMARIA DA TERRA


“Romaria da Terra faz o povo reunir./
 Numa luta sem guerra, nós lutaremos por ti!
(Tião e Bié)

COMUNICADO

Fortaleza – CE, 20 de agosto de 2012

Aos Romeiros e Romeiras da Romaria da Terra do Ceará
À CNBB NE 1, Dioceses, Paróquias, Pastorais e Movimentos Sociais
Demais organizações religiosas e sociais

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) Ceará vem a público anunciar a escolha da Diocese de Sobral para sediar a 16ª Romaria da Terra do Ceará. Depois de um diálogo aberto com a Diocese, o Conselho Regional da CPT CE, reunido nos dias 16 e 17 de agosto de 2012, acolheu a proposição de Sobral como anfitriã da Romaria, expressa nos trechos abaixo, retirado da Carta de Dom Odelir, Bispo Diocesano de Sobral, ao Conselho Regional:

“É com profunda alegria que apresentamos formalmente o desejo da Diocese de Sobral em acolher a 16ª Romaria da Terra do Regional Nordeste 1. Nossa Diocese, nos 96 anos de sua história, tem testemunhado o compromisso profético de diversos organismos e pastorais em assumir a defesa dos camponeses e camponesas de nossa região.

O testemunho dos agentes da CPT, das lideranças das Comunidades Eclesiais de Base, dos profetas e mártires que com suas vidas assumiram o anúncio do evangelho, inspirados pela memória do martírio de Benedito Tonho, trabalhador rural da comunidade de queimadas, assassinado em Coreaú pela luta da terra, e motivados pela vida e obra de Pe. Ibiapina, profeta do nordeste, fizeram surgir na Igreja Particular de Sobral uma diversidade de experiências comprometidas com a opção pelos pobres.

Os gritos e os clamores que emergem em nosso regional por terra, água e dignidade nos desafiam a fortalecer a luta dos camponeses (as) frente aos impactos dos grandes projetos. Queremos, portanto, fazer da Romaria da Terra em nossa Diocese uma oportunidade para anunciar a boa nova de Jesus Cristo, denunciando as situações de injustiça e opressão e partilhando as experiências vivas que nascem no chão da ‘Igreja Povo de Deus’”.

Diante desta entusiasta motivação da Diocese de Sobral em acolher a 16ª Romaria da Terra do Ceará, o Conselho Regional aceitou outro pedido desta diocese:a mudança de data para sua realização. Tradicionalmente, a Romaria da Terra é realizada no 1º domingo de agosto. Pela proximidade desta data com outras atividades relativas ao Centenário da Diocese de Sobral e a Jornada Mundial da Juventude, a Diocese propôs e o Conselho aceitou de que a 16ª Romaria da Terra do Ceará seja realizada no dia 18 de agosto de 2013, portanto, no 3º domingo de agosto.

Como a Romaria da Terra, a cada dois anos, já faz parte do calendário de nossos grupos, das comunidades eclesiais de base, de vários movimentos e Pastorais sociais, queremos divulgar a todos os cantos deste Ceará a mudança de data, para que todos e todas se preparem bem para esta bonita festa!

A partir de agora, na Diocese de Sobral e em todo Regional Nordeste 1, daremos início à preparação da 16ª Romaria da Terra, para que seja expressão verdadeira da vida e da luta dos camponeses e camponesas do Ceará, que residem no meio urbano e rural, e celebração das vitórias conquistadas! Sintamo-nos todos e todas partícipes deste processo, comprometidos com a construção de um mundo onde “todos tenham vida e vida em abundância, o Reino de Deus” (Jo 10,10).

Com grande abraço,
A Coordenação Executiva Regional
CPT CE