“Diocese de Sobral convida coletiva de imprensa

Coletiva tratará dos principais obejtivos da 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral sediará 16ª Romaria da Terra do Ceará

Terra, água, comunhão: Bem viver em nosso chão

Diocese de Sobral organiza últimos preparativos da Romaria.

Diocese se organiza para acolher os romeiros

Diocese de Sobral se prepara para a 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral realiza primeira reunião em preparação para a romaria

CEB's da Diocese de Sobral realizam Assembleia Diocesana



Teve início na manhã deste sábado (16/02), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massapê, a Assembleia Diocesana das CEBs. O encontro está contando com a presença de mais de 70 representantes das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Sobral. 

A Assembleia terá por objetivo avaliar a caminhada das CEB's na Diocese de Sobral e definir prioridades para serem assumidas pelas comunidades. A assessoria será feita pelo Pe. Ermanno Allegri que fará um estudo sobre CEB's Igreja dos Pobres: Justiça e Profecia a Serviço da Vida.

O encontro seguirá até as 16h do domingo (17/02) e contará também um momento de estudo sobre a CF 2013, Romaria da Terra, Celebração da Santa Missa e noite cultural com apresentação afro do grupo Ylê Odé.

CARTA CONVITE REUNIÃO DE PREPARAÇÃO PARA A XVI ROMARIA DA TERRA


“Romaria da Terra faz o povo reunir./
Numa luta sem guerra, nós lutaremos por ti!
(Tião e Bié)



Sobral, 04 de agosto de 2013.


Aos Padres, Religiosas (os), Leigos (as), Agentes de Pastoral, Animadores de Comunidades, Paróquias, Pastorais, Movimentos Sociais e demais organizações religiosas, sociais e civis:

Nossa diocese foi escolhida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Ceará para sediar a 16ª Romaria da Terra do Ceará. Após um diálogo aberto com a Diocese, o Conselho Regional da CPT/CE definiu a Igreja de Sobral como anfitriã da Romaria. Tradicionalmente, a Romaria da Terra é realizada no 1º domingo de agosto. Pela proximidade desta data com outras atividades relativas ao Centenário da Diocese de Sobral e a Jornada Mundial da Juventude, a Diocese propôs (e o Conselho aceitou) que a 16ª Romaria da Terra do Ceará seja realizada na noite do dia 17 para o dia 18 de agosto de 2013, portanto, no 3º domingo de agosto.


Será uma grande festa, rumo ao centenário da Diocese e na afirmação de nosso compromisso profético na defesa dos camponeses e camponesas de nossa região, profundamente castigados pela seca deste último ano.


Como diz no texto da carta de apresentação da Diocese como possível sede da romaria, enquanto romeiros e romeiras do campo e da cidade queremos nos orientar pelo “testemunho dos agentes da CPT, das lideranças das Comunidades Eclesiais de Base, dos profetas e mártires que com suas vidas assumiram o anúncio do evangelho, inspirados pela memória do martírio de Benedito Tonho, trabalhador rural da comunidade de queimadas, assassinado em Coreaú pela luta da terra, e motivados pela vida e obra de Pe. Ibiapina, profeta do Nordeste, fizeram surgir na Igreja Particular de Sobral uma diversidade de experiências comprometidas com a opção pelos pobres”.


Portanto, queremos fazer da Romaria da Terra em nossa Diocese uma oportunidade para anunciar a boa nova de Jesus Cristo, denunciando as situações de injustiça e opressão e partilhando as experiências vivas que nascem no chão da ‘Igreja Povo de Deus’. Fazendo eco aos gritos e clamores que emergem em nosso regional por terra, água e dignidade e que nos desafiam a fortalecer a luta dos camponeses (as) frente aos impactos dos grandes projetos.


Após a confirmação da diocese de sobral como sede da romaria, a comissão diocesana da Pastoral da Terra, realizou duas reuniões de trabalho, onde foram indicados alguns possíveis nomes, grupos, comunidades, pastorais e movimentos para colaborar na força tarefa de preparar esta belíssima festa. Para isso queremos lhe convidar a participar das equipes de serviços e colaborar na execução de algumas responsabilidades previamente estabelecidas. As equipes, os nomes e as competências com respectivos referenciais para cada equipe segue no documento em anexo.

Assim, já lhe convidamos para a 3ª Reunião de preparação da 16ª Romaria da Terra do Ceará, que ficou agendada para o dia 15 de fevereiro de 2013, às 19hs, na Cúria Diocesana, ocasião em que desejamos contar com todas as pessoas indicadas a colaborar com as equipes de serviços apresentadas no documento em anexo.


Queremos contar com sua honrosa colaboração e que sintamo-nos todos e todas partícipes deste processo, comprometidos com a construção de um mundo onde “todos tenham vida e vida em abundância, o Reino de Deus” (Jo 10,10).



Fraternalmente,



Dom Odelir José – Bispo de Sobral
Comissão da Pastoral da Terra da Diocese de Sobral
CPT/CE