“Diocese de Sobral convida coletiva de imprensa

Coletiva tratará dos principais obejtivos da 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral sediará 16ª Romaria da Terra do Ceará

Terra, água, comunhão: Bem viver em nosso chão

Diocese de Sobral organiza últimos preparativos da Romaria.

Diocese se organiza para acolher os romeiros

Diocese de Sobral se prepara para a 16ª Romaria da Terra

Diocese de Sobral realiza primeira reunião em preparação para a romaria

EQUIPE DA PREFEITURA DE SOBRAL E DIOCESE DISCUTEM PREPARATIVOS DA 16ª ROMARIA DA TERRA.



Representantes da 16ª Romaria da Terra estiveram reunidos na sede da Secretaria da Cidadania e Segurança. O objetivo foi discutir sobre como será feita a organização, o percurso e a segurança dos romeiros nesta que vai ser a primeira romaria do tipo a ser realizada em Sobral.
Frei Bené e Paulo Jó foram recepcionados pelo secretário Dr. Pedro Aurélio em seu gabinete juntamente com os representantes dos órgãos que compõem a secretaria. O secretário informou que 40 guardas e 5 agentes de trânsito estarão à disposição do evento religioso, com a presença de viaturas, motopatrulhamento, guarda-vidas, além do efetivo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A estimativa da Diocese de Sobral são de 16 mil romeiros.

Os representantes da Diocese reconheceram o apoio que o prefeito Veveu tem dado a estes eventos, contribuindo para a organização e segurança dos fiéis participantes em vários eventos parecidos.
A Romaria da Terra acontecerá no dia 17, sábado, a partir das 16:00 horas, com a chegada das caravanas em Sobral, e uma celebração de abertura à Margem Esquerda do Rio Acaraú. Em seguida haverá uma caminhada até o Estádio do Junco. Às 22:00 acontecerá uma encontro musical dos artistas da caminhada e encerramento às 00h.

Diocese de Sobral organiza últimos preparativos para acolher a 16ª Romaria da Terra do Ceará.

Foi realizada na noite desta terça (06/08), no auditório Dom Walfrido, na Cúria Diocesana, a última reunião em preparação para a 16º Romaria da Terra do Ceará. Estiveram presentes Dom Odelir José Magri, coordenadores e membros das equipes de serviço.


Na oportunidade foi socializado como estão os encaminhamentos das equipes para garantir uma boa infraestrutura para acolher as dioceses que virão para a romaria de todo o regional e comunidades da diocese de Sobral que estarão participando deste momento de festa e celebração junto aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.


Dom Odelir e Pe. Joaozinho ressaltaram a importância do espírito de partilha e fraternidade que alimentaram o serviço de todos que se colocaram à disposição para colaborar na realização deste evento em nossa diocese que marca o compromisso profético com a luta em defesa dos excluídos e oprimidos de nossa sociedade.


Os interessados em colaborar com as equipes de serviço podem entrar em contato com a organização da romaria na Cúria Diocesana pelo fone: 3613-3225 (Tratar com Dona Raquel ou Chiquinho).

Diocese de Sobral convida coletiva de imprensa sobre a 16ª Romaria da Terra do Ceará

Clique na imagem para ampliar
A Diocese de Sobral convida a todos que fazem a imprensa de Sobral para uma entrevista coletiva do Reverendíssimo Dom Odelir José Magri, nesta quarta-feira (14/08), às 9h da manhã, no Auditório Dom Walfrido, na Cúria Diocesana.

Na ocasião será apresentada a estrutura de organização da 16ª Romaria da Terra do Ceará que será sediada em nossa diocese no dia 17 de agosto, tendo como tema “Terra, água, comunhão: Bem viver em nosso chão”.
Coletiva de Imprensa

Data: Quarta-feira(14/08), às 9h
Local: Auditório Dom Walfrido, Cúria Diocesana
Informações: 3613-3225 (Tratar com Dona Raquel ou Reinaldo).

Diocese de Sobral sediará 16ª Romaria da Terra do Ceará

“Em Romaria neste chão, a vida brota e dá sentido à missão./ E a grande festa a acontecer: povo liberto com direito de viver./ Jesus romeiro a nos dizer: não vai ser fácil, mas o povo há de vencer!
(Carlos Jardel - Camocim)



Terra, Água, Comunhão: Bem Viver em nosso Chão! Com este tema, a Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT) convida todas as pessoas a participarem da 16ª Romaria da Terra do Ceará, que irá acontecer no dia 17 de agosto de 2013, na cidade de Sobral, lugar de lutas históricas: pelo acesso à terra; martírio de Benedito Tonho e de tantos outros grandes e atuais desafios.

A Romaria da Terra é um momento forte de encontro, de caminhada, de celebração da vida e das conquistas diárias dos camponeses e camponesas, espaço oportuno de denúncia profética de todos os projetos que destroem a vida humana e a natureza. É um evento de animação da prática cidadã do povo romeiro do Ceará, na construção de uma sociedade justa. Neste sentido, fazemos comunhão com outros eventos já realizados ou ainda em preparação no Ceará, como a 5ª Semana Social Brasileira, o Tribunal Popular do Estado e o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Estamos vivenciando um momento difícil, uma seca prolongada, cheio de contradições políticas, porém, com muitas esperanças nascidas das comunidades. Por isso, reunindo caravanas de todos os recantos do estado, queremos celebrar as experiências de Bem Viver no semiárido, que geram vida em abundância e com dignidade. Iluminados pelo testemunho de tantos companheiros e companheiras, mártires da terra, que derramaram seu sangue na luta por justiça, seguiremos caminhando, fortalecendo nosso compromisso com as grandes causas populares, cantando a vida e a missão, proclamando em alta voz nossa esperança e recriando um povo novo.

A 16ª Romaria da Terra terá a seguinte programação:
16hs: Chegada das caravanas em Sobral e acolhida nas paróquias da cidade.
18hs: Celebração de abertura à margem esquerda do Rio Acaraú.
20hs: Caminhada romeira até o Estádio Municipal.
22hs: Encontro musical dos artistas da caminhada.
00hs: Celebração Eucarística de encerramento.

Várias comunidades já estão se preparando para a 16ª Romaria da Terra. Convide outras pessoas, faça contato com os animadores e animadoras de sua comunidade, participe dos encontros preparatórios, organize sua caravana, prepare faixas, cartazes com o nome de sua diocese, paróquia, comunidade, pastoral, movimento e venha participar desta grande festa dos trabalhadores e trabalhadoras do Ceará, do campo e da cidade.
Maiores informações CPT CE: (85) 3226 1413 – cptce@netbandalarga.com.br; Ir. Ilza: (85) 96013284 – ilzafran@hotmail.com; Thiago Valentim: (88) 96279567 – thiagovalentim1@yahoo.com.br; Claudiano: (88) 96415687 - claudianocpt@yahoo.com.br Acesse também o blog da CPT CE: http://cptce.blogspot.com.br/
Abraços romeiros!